Busca de Produtos



PRODUTOS
Bancada para Teste de Hidrômetros
Cód.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Bancada de verificação de hidrômetros de 1/2 a 1 polegada. Bancada Volumétrica Semiautomática dotada de 02 linhas. Cada linha com capacidade para 10 hidrômetros
Mais Detalhes do Produto

Características Técnicas Gerais

 

BANCA DE VERIFICAÇÃO DE HIDRÔMETROS DE 1/2” A 1”

Bancada Volumétrica Semiautomática dotada de 02 linhas. Cada linha com capacidade para 10 hidrômetros (DN 15 x 115 mm, ou DN 20 x 115 mm, ou DN 15 x 165 mm, ou DN 20 x 190 mm) que realiza Ensaios e Verificação Metrológica de hidrômetros com max. de 1,2 – 1,5 – 3,0 – 5,0 – 7,0 e 10 m³/h, na faixa de vazão de 800ml/h a 12,0m³/h.

 

 

NORMAS E REGULAMENTOS

O equipamento possui capacidade para realização dos ensaios de verificação de erros de indicação em todos modelos e classe metrológica, conforme requisitos definidos pela NIEDIMEL-017/3, Portaria nº 295 de 29/06/2018 do INMETRO, NBR 15.538/2014, NBR 16.043/2012, e atende os requisitos de Inspeção de bancadas de ensaio de hidrômetros; NIE-DIMEL-016/3 (ou outra mais atualizada), Verificação e inspeção de hidrômetros em bancadas convencionais. As medidas materializadas de volume estão de acordo com as recomendações da OIML R120 (Standard capacity measures for testing systems for liquids other than water) e NIST 105-3 (Specifications and Tolerances for Reference Standards and Field Standard Weights and Measures).

 

CAPACIDADE

A bancada disponibiliza duas (02) linhas independentes, que compartilham o mesmo conjunto de medidas materializadas, podendo ser operada individualmente em Qmax. ou em série em Qn; duplicando a capacidade produtiva, sendo as duas Linhas para:


• Verificação dos Erros de Indicação, nas vazões definidas pela Portaria nº 295 de 29/06/2018 do INMETRO e outras necessárias para levantamento de campo.
• Ensaio de Desgaste Acelerado contínuo em vazão Máxima
• Ensaio de Desgaste Acelerado cíclico em vazões baixas
• Ensaio de Hidrostático (Estanqueidade)
• Ensaio de perda de carga
• Acoplamento Magnético(Escorregamento)
• Blindagem Magnética
• Ensaio de Faixa de Regulagem
• Ensaio de Índice de Desempenho Metrológico (IDM) para Qmáx=5,0 m³/h
• Ensaio de início de funcionamento com precisão menor ou igual a 5%.
Necessário atender medidores volumétricos ou outros tipos, que iniciam com 01 litro/hora ou menos

 


 
Os medidores são colocados em série em cada linha de ensaio. O conjunto das Medidas Materializadas de Volume atendem as linhas independentes de hidrômetros.
As linhas são dispostas de modo que possam ser interligadas entre si, através de válvulas do tipo globo ou esfera com acionamento automático e o corpo fabricado com material antioxidante (inox, bronze ou latão).

 

SISTEMA PARA PURGA

A linhas contém um sistema de Venturi para geração de vácuo.

 

FAIXA DE VAZÃO

A bancada opera na faixa de vazão de 0,8 l/h a 12.000 l/h.

 

FONTE:

Elétrica:220 V / 5,0 CV / Trifásica ou outra que for necessário.
Pneumática: Fornecimento de um compressor com capacidade de 5,0 a 7,0 kgf/cm² x 10 pcm com reservatório

 

PADRÕES DE REFERÊNCIA

Medidas Materializadas de Volume
Os padrões de referência são do tipo medida materializada de volume, onde o conjunto atende as duas linhas com características:

Medida Materializada de Volume com Capacidade de 100 (50+50) Litros:
Resolução de 20 ml, fabricada em aço inoxidável AISI 304L, com válvula do tipo globo ou esfera para esgotamento com acionamento automático e o corpo fabricado com material antioxidante (inox, bronze ou latão). Vaso comunicante em vidro fixado a escala graduada fabricada em aço inox de acordo com as recomendações da OIML R120, e espessura mínima de 1,6 mm.

Medida Materializada de Volume com Capacidade de 10 (5+5) Litros:
Resolução de 5 ml fabricada em aço inoxidável AISI 304L, com válvula do tipo globo ou esfera para esgotamento com acionamento automático e o corpo fabricado com material antioxidante (inox, bronze ou latão). Vaso comunicante em vidro fixado a escala graduada fabricada em aço inox com as recomendações da OIML R120, e espessura mínima de 1,6 mm.

Medida Materializada de Volume com Capacidade de 2 Litros:
Resolução de 1 ml, fabricada em aço inoxidável AISI 304L, com válvula do tipo globo ou esfera para esgotamento com acionamento automático e o corpo fabricado com material antioxidante (inox, bronze ou latão). Vaso comunicante em vidro fixado a escala graduada fabricada em aço inox com as recomendações da OIML R120, e espessura mínima de 1,6 mm.

 

SISTEMA DE PARADA

Para interrupção automática do escoamento, quando alcançado o volume configurado, as medidas materializadas de volume possuem um dispositivo eletrônico sem contato com a água e/ou rotina de funcionamento específica, com tempo de resposta menor que 0,5 segundos. O dispositivo de fim de teste automático é integrado ao sistema de acionamento da bancada, de forma a permitir o fechamento automático da alimentação de água.

 

INDICADORES DE VAZÃO

A bancada contém padrões de vazão/volume do tipo eletromagnético em número suficiente para cobrir a faixa de vazão de 800 ml a 5.000 L/h, com precisão típica de ± 0,2% do valor medido e repetitividade de ± 0,1%, para a faixa de velocidade de 1 a 10 m/s.
Os medidores de vazão possuem registrador integrado com display local, para indicação da totalização do volume e vazão instantânea, saída de frequência regulável de 0 a 10,0 kHz, saída de corrente em 4 a 20 mA, protocolo HART, conexão por flanges padrão DIN 2501 – PN 25 ou por rosca padrão ISO 228, grau de proteção IP67, alimentação elétrica 85 a 260 V AC, 45 a 65 Hz.
Os padrões de vazão são homologados e fornecidos com certificado de calibração emitido por laboratório com Certificação RBC.

 

 

INDICADOR TEMPERATURA

Padrão de temperatura instalado na entrada das linhas de teste dos hidrômetros, com sistema de medição de temperatura de contato direto tipo PT-100, faixa de indicação de 0 a 60 ºC, exatidão típica de ±0,5 ºC, menor divisão de 0,01 ºC, com conversor RTD para 4-20 mA incorporado, alimentação/sinal de controle a dois fios, fornecido com laudo de calibração emitido por laboratório credenciado pela RBC.
Cada tanque possui um sensor de temperatura, com faixa de indicação e exatidão compatíveis com o item 6.3.2 da Portaria INMETRO 246/00.
A temperatura monitorada é indicada na tela do sistema, juntamente com as demais grandezas físicas do equipamento.

 

INDICADOR DE PRESSÃO

Cada linha contém: dois (02) manômetros de Bourbon com amortecimento por glicerina para indicação de pressão na jusante da linha de 0 a 4 bar, e a montante da linha, com faixa de indicação de 0,3 a 30 bar, fornecidos com laudo de calibração emitido por laboratório credenciado pela Rede Brasileira de Calibração - RBC.
Para monitoramento automático da pressão de alimentação, a bancada possui 02 (dois), sensores eletrônicos de pressão a montante e a jusante, com sinal de saída analógico de corrente de 4 a 20 mA Hart, interno, com referência de precisão de até 0,075%, com corpo em aço inox e grau de proteção IP66/67 NEMA6P, material da membrana aço inox AISI 316 L com range do sensor de 0 a 30 bar de pressão relativa.
A pressão monitorada é indicada na tela do sistema,

 

INDICADOR DE TEMPO

Cronômetro com mostrador digital para cada linha para indicação de tempo com início e fim automático ao processo, com faixa de indicação de segundos, minutos e horas.
O tempo monitorado é indicada na tela do sistema, juntamente com as demais grandezas físicas do equipamento.

 

INDICADOR DE NÍVEL TIPO BOLHA

Dispõe de níveis do tipo bolha em cada uma de suas Medidas Materializadas de Volume e em duas (02) posições na extensão da bandeja da banca onde ficam localizados os hidrômetros.

 

DETALHES CONSTRUTIVOS

Toda a estrutura do equipamento é fabricada em aço carbono SAE 1020 protegida através de pintura pelo processo eletrostático ou em tinta de base epóxi. As tampas laterais e colunas são em aço carbono SAE 1020 protegidas também por pintura eletrostática ou em tinta de base epóxi. Previamente à fase de pintura a superfície é jateada e decapada ao metal branco e aplicado demão de primer ou tratamento equivalente.
A bandeja para coleta de água do processo é de aço inoxidável AISI 304L, com espessura de 1,6 mm, cobrindo toda a estrutura da mesa bancada, para que não haja contato da estrutura com a água que é escoada pela bandeja.As réguas para apoio dos suportes dos espaçadores de fixação dos hidrômetros são em aço inoxidável AISI 304L.
Os suportes dos espaçadores e os trechos retos de fixação dos medidores na linha são fabricados em alumínio fundido com pintura epóxi ou eletrostática. Os trechos retos possuem comprimento mínimo de 10 x DN, fabricados em alumínio anodizado, com sistema de vedação anel de borracha (o’ring) ou arruelas de vedação e borracha.
Os mancais de entrada e saída da linha são de aço inoxidável AISI 304L ou alumínio anodizado.
O fechamento das linhas é com cilindros pneumático que garante retenção para teste de estanqueidade.
Não utilizamos curvas ou conexões em “y” direto na entrada da linha, ou antes do primeiro hidrômetro.
A tubulação da bancada e suas respectivas conexões são fabricadas em aço inoxidável AISI 304L, para a classe de pressão PN 25.
Na interligação das linhas com a tubulação será usado mangueiras de borracha, com classe de pressão compatível com a classe de pressão da tubulação de aço inoxidável.
Na interligação das linhas com as medidas materializadas não usamos mangueiras, visto que pode mascarar o volume já passado pelos medidores.

 

 

SISTEMA DE BOMBEAMENTO

O conjunto moto bomba, uma (1) para cada linha, tem controle vetorial de frequência, e atende todas as vazões do campo superior, habilitado e configurado via software.
Possui bomba dimensionada para escoamento do reservatório inferior e mantem nível constante durante ensaio das vazões do campo inferior.

 

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

A bancada possui um sistema de refrigeração forçada por circuito fechado que garante o controle da temperatura da água do reservatório durante todos os testes.
Não utilizamos torre de resfriamento.

 

SISTEMA DE CONTROLE DE VAZÃO

O sistema de controle de vazão é feito por válvula de controle (Em quantidade suficiente para faixa de vazão de 800 ml a 500 L/H), com atuador eletrônico para válvula controle de vazões extremamente baixas, o atuador composto por motor de passo, posicionador com encoder e circuitos de controle eletrônico que permite um controle gradativo de alta resolução (200 passos por volta), com torque elevado. Para as vazões de 501 a 5.000 l/h o controlede vazão é feito através do inversor de frequência.
O controlador eletrônico do atuador é motorizado, e dispõe de interface de comunicação serial RS 485, com protocolo MODBUS-RTU, são disponíveis entrada analógica 4 a 20 mA e feedback de posição através de saída analógica 4 a 20 mA, com protocolo HART versão 7FSK 
Válvulas de bloqueio pneumático em série com válvula de controle de vazão, do tipo globo ou esfera para escoamento com acionamento automático e o corpo fabricado com material antioxidante (inox, bronze ou latão), as válvulas têm o diâmetro compatível com as vazões a serem escoadas em cada linha.

 

RESERVATÓRIO INFERIOR

O sistema de alimentação da bancada contém um (01) reservatório inferior em aço inoxidável AISI 304L, com capacidade de mil (1000), litros e espessura de 2 mm, montado na estrutura da bancada, dotado de saída inferior para esgotamento e limpeza. O reservatório da linha de calibração e o reservatório elevado são interligados por uma tubulação, formando um circuito fechado.

 

RESERVATÓRIO ELEVADO

Para a realização dos ensaios a bancada é alimentada pelo reservatório elevado existente. Os reservatórios possuem controle de nível para evitar transbordamento e
permiti reposição automática do nível, para evitar que as bombas de alimentação e reposição operem sem nível de água suficiente para a correta operação.

 

 

SISTEMA DE FILTRAGEM

A bancada possui um sistema de filtragem para retenção de partículas sólidas de 10 micras, sendo de fácil remoção do elemento filtrante para limpeza periódica previsto nas duas (02) linhas.

 

SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO PARA TESTE DE ESTANQUEIDADE

Nas duas (02) linhas são utilizados um sistema para pressurização da linha de ensaio em pressões de até vinte (20) bar, (bomba ou booster) para testes conforme descrito no Regulamento Técnico Metrológico da Portaria INMETRO 246/2000. A indicação da pressão é realizada por manômetro, instalado a montante dos hidrômetros.

 

SOFTWARE DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

O software controla através de cadastro prévio todos os procedimentos necessários para ensaios de acordo com a norma escolhida.
Procedimento de purga, teste hidrostático (estanqueidade), ensaios de vazão, acoplamento magnético, blindagem magnética, desvios e IDM. Durante todo o ensaio o sistema de supervisão indica a vazão instantânea, pressão e temperatura de todos os pontos. Registro de número de série dos hidrômetros via leitor de código de barras. Inserção de leitura dos hidrômetros e medidas materializadas através de teclado numérico com comunicação via bluetooth. Ao final de cada etapa do ensaio o sistema de supervisão calcula e indica o erro da indicação da vazão, comparado às medidas materializadas de volume.
Inserção de dados de clientes para emissão de laudos.
Reinício automático do ensaio de desgaste acelerado ou cíclico a partir do ponto de interrupção, no caso de parada do ensaio por queda de energia, pressão de ar comprimido ou excesso de temperatura da água com habilitação via software, esta interrupção fica registrada no relatório de ensaio. O sistema de acionamento da bancada é realizado através de programas computacionais, desenvolvidos para operar em sistema de aquisição de dados (PAC’s), em conjunto com um sistema de supervisão “real-time”, desenvolvido para operar em um microcomputador.
O sistema de aquisição de dados (PAC’s), o controlador por sistema de aquisição de dados possui comunicação com a CPU por tecnologia ARM 32/64-bit RISC, módulos de I/O sinais de campo são capaz de ligação via porta Ethernet sem assistência de outros dispositivos de hardware, tais como conversores ou gateways de dados. As velocidades de comunicação são entre 10 e 100 Mbps de taxa de transferência de dados, dependendo do ambiente de rede. Na sequência deste protocolo de comunicação, o controlador integra com todos os pacotes de software das interfaces homemmáquina. O microprocessador do controlador inclui um sistema operacional em tempo real e watchdog timer. O sistema operacional em tempo real é capaz de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo e o watchdog timer reiniciará automaticamente o microprocessador se o sistema falhar.
O sistema de acionamento executa todas as operações de abertura e fechamento das válvulas com atuador pneumático e válvulas de controle de vazão, aciona o conjunto moto bomba, executa automaticamente o encerramento dos testes, realiza o Inter travamento e gerencia as rotinas de segurança do sistema.

 

O microcomputador da bancada:

Gabinete de 4 baias na cor preta;
Placa Mãe compatível com Processador Intel I7 - última geração disponível;
Sistema Operacional Windows 8 – Licenciado – última versão disponível;
Pacote de Software Office - Licenciado - última versão disponível;
Comunicação WiFi;
Memória RAM de 8 Gb – 4 x 4 Gb DDR 3 1600 MHz;
Disco rígido com 1Tb SATA II;
Placa de vídeo com 1 GB, 256bit, DDR3;
Placa de áudio integrado;
Mouse ótico wireless;
Teclado wireless padrão ABNT – Brasileiro;
Fonte de 450 watts real;
Miniteclado numérico sem fio bluetooth;
Nobreak com capacidade de alimentação da CPU por 2 horas

A bancada possui 01 (um) monitor LED de 24”, para que o operador possa visualizar os erros de indicação durante o pré-ajuste, bem como durante e após o teste de verificação.
Durante os ensaios são apresentados na tela todos os parâmetros do ensaio (pressão,vazão, temperaturas, volumes escoados, erros de indicação).
O sistema da bancada permite a entrada dos valores referentes à numeração dos hidrômetros obtidas através do leitor de código de barras, ou teclado numérico, sem interferência na rotina de ensaios em andamento.
O cadastramento da numeração dos hidrômetros é realizado por meio de rotina executada simultaneamente com a rotina de execução dos ensaios, de forma a não comprometer o tempo de operação da bancada.
A temperatura da água é indicada na tela do sistema, com geração de alarme e interrupção do ensaio, caso estes requisitos não sejam atendidos dentro dos limites pré-estabelecidos e configurado no sistema de supervisão, com possibilidade de habilitação ou desabilitação desta função.

 

CONFIGURAÇÕES / HABILITAÇÕES DO SISTEMA

Ensaios de verificação inicial (Qn, Qt e Qmin) com valores configuráveis e possibilidade de acréscimo de outras vazões personalizadas, que podem ser incorporadas ao relatório, mediante configuração prévia e que atendam aos requisitos da Portaria INMETRO 295 de 29/06/2018, de acordo com a capacidade nominal e classe metrológica do hidrômetro.
Ensaio de Índice de Desempenho Metrológico – IDM conforme Norma ABNT NBR 15.538/2014.
Realização de ensaios de verificação de início de funcionamento, eventual e ensaios livres.
Realização de ensaios de Desgaste Acelerado Contínuo em Qmax e Cíclico em baixas vazões, conforme requisitos da Norma ABNT NBR 15.538/2014, permitindo configuração via software da unidade de tempo e número de horas e/ou passos e repetições.

Realização de ensaios de engenharia, com possibilidade de definição de até 10 (dez) pontos diferentes de vazão, com possibilidade de repetição de até 10 vezes em cada ponto, de forma automática, com geração de cálculos de média e desvio padrão dos valores medidos e armazenamento em banco de dados acessíveis em rede padrão Windows.
Ajuste da curva de erros dos instrumentos de medição: transmissores de temperatura, medidores de vazão e transdutores de pressão, em função dos valores constantes nos certificados de calibração, com informação do método utilizado para interpolação.
Armazenamento dos dados dos ensaios de levantamento dos erros de indicação, identificando os hidrômetros (número, marca, capacidade, modelo, classe metrológica), os erros percentuais, os resultados, a bancada, o ensaio, o operador, a data/hora, a identificação do lote, a temperatura da linha e das medidas materializadas de volume utilizadas em cada etapa do ensaio, pressão em cada etapa do ensaio, vazão média em cada etapa do ensaio, tempo de escoamento em cada etapa do ensaio Disponibilização automática das informações armazenadas após cada ensaio, em rede padrão Windows XT/NT, em arquivo texto (txt) ou planilha (csv), com formato e padrão a serem definidos pelo Órgão comprador.
Rotina de pré-ajuste na vazão nominal, com possibilidade de configuração dos parâmetros de vazão e volume desejados. Ensaio de calibração dos padrões de vazão, com levantamento dos fatores de correção, em comparação com medidas materializadas de volume.Janelas para inserção dos dados de calibração dos instrumentos, que são os transmissores de temperatura, pressão, manômetros, cronômetros e os medidores de vazão.
Configuração dos parâmetros de purga do sistema (tempo de fluxo, potência do inversor, vazão e número de operações), para cada modelo de hidrômetros utilizado.
Atualização em tempo real das informações disponíveis na tela. Diagnóstico e registro de falhas. Rotina para a execução de back-up. Os resultados dos ensaios, bem como os dados de processos são registradospelo software da bancada em formato de banco de dados, permitindo a emissão de relatório de ensaio e exportação dos dados em formato de texto e planilha, as formatações dos relatórios de ensaios são compatíveis as exigências estabelecidas pela Norma NBR ISSO 17.025.


ACESSÓRIOS

É fornecido um (01) jogo completo de ferramentas necessárias para manutenção da bancada;
É fornecido dois (02) jogos completos de vedação reserva para as buchas espaçadores para todas as bitolas de hidrômetros;
É fornecido dez (10) pares de imãs calibrados para ensaio de blindagem magnética.
É fornecido tubos tantos quantos for necessário para fechamento das linhas.
Tubos retos em diâmetros e tamanhos compatíveis com os hidrômetros em aço inoxidável AISI 304L.

 

GARANTIA

Dispomos de assistência técnica, incluindo manutenção preventiva, corretiva e preditiva para todos os equipamentos que compõem a solução, durante o período de garantia de 12 meses, bem como dispomos de partes e peças (placas, módulos, componentes, carcaças, conectores, baterias, software, e demais componentes que compõem o objeto) para manutenção dos equipamentos pelo período de 10 (dez) anos.


SUPORTE TÉCNICO

Gratuito pelo período de garantia de 12 meses;
Atendimento em horário comercial de segundas as sextas-feiras;
Abertura de protocolo de atendimento via e-mail e/ou telefone;
O atendimento ao protocolo, análise do problema, e da solução e restabelecimento do funcionamento do equipamento no limite máximo de 48 horas após registro do protocolo.
Protocolos de atendimento aberto nas sextas feiras, no período da tarde será considerado a contagem do prazo a partir da segunda feira seguinte.


TREINAMENTO

Treinamento na utilização, configuração e operação a bancada, ministrado nas instalações do Laboratório para cinco operadores por 18 horas, com fornecimento de material didático e certificados de conclusão.


INSTALAÇÃO

Realizaremos a instalação do equipamento com custo incluído no fornecimento. Os pontos de utilidades como ar comprimido, energia elétrica, tomada de água e ponto de descarte de água serão disponibilizados pelo Órgão comprador.


MANUAIS

Será fornecido manual de operação e manutenção em português, incluídos os manuais dos instrumentos, certificados de calibração, desenhos e diagramas.


INSPEÇÃO INMETRO

A bancada será entregue homologada pelo IPEM/INMETRO.

 

VIDEO DE APRESENTAÇÃO